S. Lourenço dos Francos, entre o mundo romano e a Alta Idade Média

 

Localizado entre as aldeias de Nadrupe, Papagovas, Miragaia e Marteleira, no concelho da Lourinhã, o sítio arqueológico de São Lourenço dos Francos assume-se como um importante sítio arqueológico romano.

As descobertas realizadas no local parecem indicar a existência de um antigo casal romano ou de uma pequena vila romana. As escavações permitiram encontrar um conjunto relevante de objetos deste período histórico como tigelas, taças, púcaros, panelas, panelinhas de cerâmica comum, fragmentos de uma mó rotativa, diversos pesos de tear, duas lagaretas romanas, bem como diversos muros provavelmente pertencentes a uma área rústica do sítio romano destinada aos processos agrícolas. Esta área teria armazéns, lagar e zona de lides da casa.

O sítio arqueológico fica próximo da Igreja de São Lourenço dos Francos, um templo cristão construído ainda no século XVI e adaptado no século XVIII, integrado no estilo denominado como Renascimento Rural. Esta Igreja possui, no exterior, duas lápides funerárias de época romana, provavelmente provenientes das proximidades.